Ir para o conteúdo
  • Início
  • Serviços
  • Como Funciona
  • Sobre mim
  • Blog
  • Início
  • Serviços
  • Como Funciona
  • Sobre mim
  • Blog
Agendar Agora
  • Início
  • Serviços
  • Como Funciona
  • Sobre mim
  • Blog
  • Início
  • Serviços
  • Como Funciona
  • Sobre mim
  • Blog
Agendar Agora

Qual a diferença entre psicólogo, psiquiatra, psicanalista e terapeuta?

  • renatalefol
  • 03/04/2025

Se você está pensando em buscar ajuda profissional para tratar alguma questão relacionada à sua saúde mental, pode ser que você tenha dificuldade em decidir qual o profissional mais adequado para sua necessidade. É comum buscarmos indicações junto a pessoas conhecidas, pesquisar nas redes sociais ou buscar nos mecanismos de busca como o Google.

Diante de uma vasta gama de opções, é importante saber identificar qual o tipo de profissional possui as qualificações técnicas mais adequadas para alcançar os resultados desejados. A partir das informações certas, é possível fazer uma escolha mais assertiva, encontrar o tratamento adequado e evitar experiências desanimadoras.


Psicólogo: Para tornar-se um psicólogo, o profissional precisa cursar 5 anos de educação superior em Psicologia. Nesse período, o futuro profissional adquire conhecimentos diversos relacionados ao desenvolvimento humano, fisiologia, anatomia, técnicas e abordagens terapêuticas além de outras áreas de atuação do psicólogo tais como: educação, recursos humanos, social, jurídica entre outras. O psicólogo que escolhe atuar na área clínica, pode iniciar seus conhecimentos em estágios supervisionados na faculdade e buscar especializações após o término da graduação.

Além disso, durante toda formação, o psicólogo é treinado para desenvolver a habilidade de escuta, observação, análise e compreensão dos fatos e relatos, tendo em vista os aspectos psicológicos envolvidos no contexto. Existem diversas abordagens terapêuticas reconhecidas pelos órgãos reguladores da profissão; as mais conhecidas são: análise do comportamento, terapia cognitivo comportamental, Gestalt terapia e psicanálise. Entre as abordagens mais recentes, está o E.M.D.R., desenvolvido nos anos 80 pela psicóloga americana Francine Shapiro. Trata-se de uma abordagem baseada em evidências científicas, reconhecida internacionalmente como eficaz para o tratamento de diversos quadros tais como: ansiedade, depressão, traumas entre outros. Para atuar com o E.M.D.R. o profissional deve ser formado em psicologia ou medicina com especialização em psicoterapia e fazer uma formação específica na área. Além disso, a atuação do Psicólogo é regulada pelos Conselhos Regionais e Federal da profissão.


Psiquiatra: O psiquiatra é um profissional com formação médica e especialização ou residência na área da psiquiatria. A maioria desses profissionais tem o foco nos aspectos fisiológicos da saúde mental e é o único apto a prescrever medicamentos para esse fim. Embora não seja muito comum, o psiquiatra pode habilitar-se para atuar como terapeuta, através de formações específicas para esse tipo de atuação.


Psicanalista: Embora Sigmund Freud seja conhecido como o “Pai da Psicanálise” e seja comumente relacionado à psicologia, a formação de psicanalista pode ser feita por profissionais de nível superior formados em outras áreas do conhecimento. Na prática, isso quer dizer que, embora existam psicólogos psicanalistas, há também muitos psicanalistas que não são psicólogos. Conforme citado acima, existem várias abordagens terapêuticas diferentes e a psicanálise, embora seja talvez a mais conhecida, é apenas uma delas. O psicanalista dedica-se ao estudo das obras de Freud e à aplicação das técnicas por ele desenvolvidas. As formações consideradas mais “clássicas” em psicanálise podem levar até 5 anos de duração. Por outro lado, existem no mercado diversos cursos livres de curta duração, destinados ao ensino da abordagem de Freud. Na prática, a psicanálise se baseia no discurso (fala) do paciente, com intervenções pontuais do terapeuta.


Terapeuta: No Brasil, não há uma regulamentação específica para a atuação como terapeuta. Existem diversos cursos de formação, com duração variável e áreas distintas, tais como terapias integrativas, práticas holísticas entre outras. Como são muito variadas, vale a pela buscar conhecer um pouco mais sobre as técnicas utilizadas pelo profissional para identificar se elas são adequadas à sua necessidade.

Como pudemos ver, existem diversos tipos de formação diferentes e assim como em todas as profissões, você poderá encontrar ótimos profissionais em cada especialidade e outros menos preparados também. Ao entrar em contato com um profissional, não hesite em fazer perguntas e buscar informações que o deixem seguro quanto à escolha que está fazendo.


Se você procura uma psicóloga para tratamento, entre em contato comigo. Ficarei feliz em atendê-lo e esclarecer todas as suas dúvidas.

Compartilhe esse conteúdo:

Picture of Renata Lefol

Renata Lefol

Muito prazer, meu nome é Renata Lefol
Sou Psicóloga Clínica (CRP 09/1936) e bacharel em Serviço Social. Casada, mãe de duas filhas, aprecio os momentos em família, receber os amigos e bate-papos descontraídos, de preferência acompanhados de uma boa xícara de café.

Agende sua consulta online
Picture of Renata Lefol

Renata Lefol

Muito prazer, meu nome é Renata Lefol. Sou Psicóloga Clínica (CRP 09/1936) e bacharel em Serviço Social. Casada, mãe de duas filhas, aprecio os momentos em família, receber os amigos e bate-papos descontraídos, de preferência acompanhados de uma boa xícara de café.

Agende sua consulta online

Posts Recentes:

O que é a terapia E.M.D.R e como ela pode te ajudar?

Leia Mais »

Qual a diferença entre psicólogo, psiquiatra, psicanalista e terapeuta?

Leia Mais »
Confira outros posts aqui

Entre em contato comigo em:

Instagram Envelope Whatsapp

Psicóloga Renata Lefol, 2025 – Todos os Direitos Reservados

Powered by Joinchat
Olá ! É um prazer receber o seu contato. Como posso te ajudar?
Abrir bate-papo